Pernambuco regulamenta a rastreabilidade do ovo

Pernambuco regulamenta a rastreabilidade do ovo

Governador Paulo Câmara assinou decreto no dia 18 de janeiro tornando o conceito oficial na cadeia produtiva de Pernambuco, fato inédito no Brasil.

POLOS DO OVO

janeiro 27, 2019

0

A rastreabilidade do ovo é prática comum na Europa e em países desenvolvidos. No Brasil, onde poucos produtores avícolas utilizam esse conceito, o assunto se tornou lei em Pernambuco. O estado, que é o quarto maior produtor de ovos do Brasil e o maior produtor do Nordeste, recebeu a notícia no último dia 18 de janeiro quando o governador Paulo Câmara assinou decreto regulamentando a rastreabilidade do ovo através da obrigatoriedade da impressão do código direto no produto.

“Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a tornar obrigatório o código impresso na casca do produto”, informaram as manchetes de jornais no estado, salientando que a ação garante segurança alimentar ao consumidor, organizando e regulamentando o trânsito e a comercialização do produto.

O setor de comunicação do Governo de Pernambuco divulgou que, “em um prazo de até 90 dias, todos os ovos produzidos no estado sairão das granjas já com um código impresso na própria casca do alimento, informando a data de produção e o número de registro na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).

O governador Paulo Câmara declarou, junto a representantes avícolas pernambucanos (v. foto no alto): “Assinamos hoje (dia 18/01) um decreto junto com os fornecedores que representam a avicultura pernambucana para garantir segurança nutricional e de saúde ao consumidor de ovos em Pernambuco. Vamos ter uma marca que vai mostrar o lote, a procedência e a validade do produto. Isso é muito importante para a melhoria da qualidade dos ovos que são aqui comercializados.”

Giuliano Malta, presidente da Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE), também elogiou a iniciativa do Estado e a forma como foi conduzida a decisão, com diálogo entre as partes. “Foi uma construção conjunta da atividade, junto com o Governo do Estado, o que vem regulamentar toda a parte de venda de ovo. Ação muito importante para toda a atividade e até para o próprio consumidor, que vai poder rastrear a origem”, disse.

Segundo o presidente da Avipe, o consumo do ovo vem crescendo bastante no Estado e no Brasil, e a rastreabilidade em Pernambuco é bastante significativa também para a venda do ovo a granel – ou seja, em unidades – nas feiras e outros locais. Hoje, Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, com cerca de 10 milhões de unidades ao dia.

(A Hora do Ovo, com informações e foto do setor de comunicação do Governo do Estado de Pernambuco)

tag: rastreabilidade do ovo ,

0 Comentários