Núcleo de Estudos da UAG/UFRPE realiza seu 1° Encontro de Avicultura

Núcleo de Estudos da UAG/UFRPE realiza seu 1° Encontro de Avicultura

Evento aconteceu no dia 28 de agosto, Dia do Avicultor, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

POLOS DO OVO

setembro 03, 2019

0

O Dia do Avicultor, comemorado em 28 de agosto, este ano teve uma homenagem especial ao setor avícola em Pernambuco com a realização do 1º. Encontro de Avicultura da UAG/UFRPE, a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal de Pernambuco.

O encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas, entre estudantes, avicultores e profissionais avícolas, na unidade em Garanhuns, no agreste pernambucano, teve uma programação técnica voltada ao debate de temas importantes para os setores de ovos comerciais e de frango de corte. Duas palestras acontecem durante o evento: Biosseguridade na avicultura industrial, palestra apresentada pela zootecnista Sabrina Monteiro, da EPE – Produtos Agropecuários, de Pernambuco; e Influência da qualidade do pinto e do manejo inicial na produtividade de frangos de corte, apresentado pelo o Zootecnista Alex de Souza, da Notaro Alimentos.

O Diretor geral e acadêmico da UAG/UFRPE, Prof. Airon Aparecido de Melo, comentou a importância do evento para a instituição acadêmica e para a atividade avícola da Região do Agreste Pernambucano, uma das mais expressivas em termos de produção avícola no país. Ele comentou que o Núcleo de Estudos da Avicultura da UAG/UFRPE está à disposição para apoiar a realização das próximas atividades do setor.

A Profa. Safira, coordenadora do curso de Zootecnia da UAG/UFRPE, enfatizou a importância do evento e das atividades que o NEAVI tem realizado para os alunos, sendo um grande atrativo e ferramenta de engajamento dos estudantes em atividades extra sala de aula.

O NEAVI contou com o apoio da UAG/UFRPE, coordenação do Curso de Zootecnia, Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE), EPE – Produtos agropecuários, Notaro Alimentos e Agência PE para a realização do evento.

O AGRESTE PERNAMBUCANO E A AVICULTURA

A avicultura é uma das atividades econômicas mais importantes para o Brasil, segundo maior produtor de carne de frango do mundo – com 13 milhões de toneladas em 2018 - e sétimo maior produtor de ovos, com 40 bilhões de unidades.

É também a atividade responsável por empregar mais de 5 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por 1,5% do PIB brasileiro. O setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras. “É importante pontuar, também, a avicultura alternativa que tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos”, informam os organizadores do evento em Pernambuco.

Aliada à importância econômica, a avicultura possui papel fundamental para as famílias de baixa renda, pois os produtos provenientes da atividade (carne e ovos) são considerados excelentes fontes de proteína e de baixo valor aquisitivo, comparadas às demais proteínas.

O crescimento da atividade é presente em âmbito nacional e em Pernambuco não é diferente, explicam os organizadores do 1º. Encontro de Avicultura da UAG/UFRPE, a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal de Pernambuco. O Estado cresceu, em 2018, 9% na produção de carne de frango (detém 1,05% do frango produzido no país) e 5,3% na produção de ovos (7% de todo ovo produzido no Brasil), assumindo posição de destaque no PIB agropecuário de Pernambuco.

Só na avicultura, são movimentados no estado R$3,5 bilhões por ano com 150 mil pessoas empregadas. Em São Bento do Uma, chamada de a Capital do Ovo do Nordeste, são produzidas diariamente cerca de 6 milhões de unidades de ovos. Isso coloca o município em quinto lugar na produção de ovos no Brasil e em primeiro lugar em toda a produção de ovos do Nordeste brasileiro.

(A Hora do Ovo, com informações e texto-base do Prof. Danilo Cavalcante, zootecnista e professor da UFRPE, unidade acadêmica de Garanhuns. Fotos: divulgação)




tag: Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) , UFRPE , São Bento do Una , Dia do Avicultor ,

0 Comentários