Bem-estar de poedeiras será tema de encontro na 5ª Favesu

Bem-estar de poedeiras será tema de encontro na 5ª Favesu

Trata-se de uma cooperação técnica entre o MAPA, a Embrapa Suínos e Aves e a Esalq/USP para capacitar avicultores em práticas de manejo para o bem-estar das aves.

POLOS DO OVO

abril 17, 2019

0

A 5ª edição da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba, a Favesu, que acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Venda Nova do Imigrante (ES), terá um espaço exclusivo para falar sobre Bem-estar animal na produção de aves poedeiras. O encontro, que acontece no dia 6 de junho, a partir das 8h30, visa debater o tema e também dar condições para a capacitação dos avicultores e técnicos que participarem do evento.

Segundo informa a assessoria de imprensa do evento, a iniciativa tornou-se possível graças a uma cooperação técnica entre o MAPA, a Embrapa Suínos e Aves e a Esalq/USP para viabilizar a capacitação de avicultores e profissionais em práticas de manejo que incluam o bem-estar das aves. O objetivo da programação é promover uma atualização no tema, discutindo os avanços técnicos e as práticas de bem-estar, unindo o discurso e a a visão do Governo, das empresas e dos avicultores.

Os organizadores do evento avaliam que é de extrema importância a participação do setor de ovos capixaba nessa programação, visto que esse tem sido um tema de constantes debates e dúvidas. Na avaliação dos organizadores da Favesu é o momento de receber informações sobre assunto, das novas tecnologias e perspectivas, além de mostrar o seu posicionamento e até mesmo as dificuldades enfrentadas.

“Há grande carência de informações envolvendo o bem-estar animal na produção de ovos no país. Nesse sentido, o projeto objetiva a divulgação de práticas para minimizar o estresse das aves por meio de treinamentos em seminários e confecção de material técnico, como cartilhas e vídeoaulas”, informou Paulo Giovanni de Abreu, coordenador do projeto BEA - Ovos.

Entre os palestrantes, Lizié Pereira Buss irá ministrar a palestra Visão do MAPA sobre o Bem-Estar Animal. Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Lizié atualmente é auditora fiscal federal agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA. É chefe de divisão de bem-estar animal da coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal do MAPA e membro da Comissão Nacional de Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Os palestrantes Helenice Mazzuco e Iran José de Oliveira da Silva farão apresentação do Projeto BEA – poedeiras, assim como já se apresentaram em diversos eventos pelo país, sempre levando a boa informação sobre bem-estar animal.

Helenice Mazzuco possui graduação em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - USP (1988), é Mestre em Ciência Animal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz De Queiroz” (Esalq/USP) e Doutora em Nutrição e Fisiologia Avícola pela Universidade de Purdue – EUA, é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Suínos e Aves), em Concórdia - SC, atuando em temas relacionados ao Bem-Estar Animal.

Iran José Oliveira da Silva tem formação acadêmica em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Lavras, é mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência da USP desde 1992. Tem experiência nas áreas de Construções Rurais e Ambiência, atuando principalmente nos temas Bem-estar de Animais de Produção, conforto térmico e ambiência animal, com o uso das ferramentas da zootecnia de precisão.

SANIDADE E BEM-ESTAR

Outro tema importante será abordado por Sabrina Castilho Duarte, que falará sobre Sanidade x bem-estar de poedeiras e qualidade do ovo. Ela é médica veterinária pela Universidade Federal de Goiás. Tem Mestrado e Doutorado em Ciência Animal na área de Medicina Preventiva pela mesma Instituição. Fez pós-doutorado em ecologia química, desenvolvendo estratégias de controle de pragas. É pesquisadora na Embrapa Suínos e Aves e desenvolve pesquisas com foco em Salmonella. Também trabalha com biosseguridade em estabelecimentos avícolas para prevenção de enfermidades. 

Palestra que também merece destaque dentro da programação do Qualificaves, na Favesu 2019, é Experiência da Fazenda da Toca na viabilidade da produção orgânica de ovos em larga escala, conduzida por Fernando Bicaletto, que é administrador de empresas com 25 anos de experiência na área comercial. Na Fazenda da Toca há quatro anos, atualmente é o diretor-executivo, com o desafio de estruturar as operações de um novo setor em crescimento, tanto no mercado interno como externo. 

Cláudio Machado, da Vencomatic, falará sobre a Visão da empresa frente as demandas do bem-estar animal. Cláudio é graduado em administração rural e especialista em marketing e desenvolvimento gerencial. Atuou por 19 anos na Sadia, hoje BRF. Há 9 anos atua na Vencomatic Group, como especialista global em aves, fornecendo suporte técnico para todo o mercado onde a Vencomatic Group opera no mundo.

A programação de postura comercial da 5ª FAVESU também terá a apresentação do 1º colocado nos trabalhos científicos da área de ovos e uma palestra institucional do Instituto Ovos Brasil (IOB), feita pela Tabatha Lacerda, gerente executiva do Instituto Ovos Brasil. A palestra apresentará o trabalho positivo que vem sendo desenvolvido pelo Instituto em prol do ovo, em todo o país.

Confira a programação completa da 5ª FAVESU no site www.favesu.com.br.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da 5ª. Favesu)

tag: FAVESU , Bem-estar animal , Helenice Mazzuco , Iran José Oliveira ,

0 Comentários