Asgav faz com sucesso X Fórum Virtual, comemora 55 anos e homenageia lideranças

Asgav faz com sucesso X Fórum Virtual, comemora 55 anos e homenageia lideranças

Nestor Freiberg e Francisco Turra foram homenageados pela entidade gaúcha, que comemorou também o mês da avicultura e apresentou palestra brilhante de Antônio Mario Penz.

POLOS DO OVO

setembro 07, 2020

0

A manhã do dia 21 de agosto foi especial para o segmento avícola gaúcho. Entre as 9h30 e o meio-dia, lideranças regionais e nacionais se reuniram para o X Fórum Virtual ASGAV & SIPARGS - Edição Especial Alusiva ao Mês da Avicultura. O evento, que teve a coordenação do agora presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, foi recheado de bons momentos, a começar das homenagens prestadas pela entidade maior dos avicultores gaúchos a dois nomes importantes do setor: Nestor Freiberg (ex-presidente da Asgav) e Francisco Turra (ex-presidente da ABPA).

Abrindo os trabalhos, José Eduardo dos Santos destacou o Dia do Avicultor, que é comemorado em 28 de agosto e, por isso, o evento também teve como tema a homenagem à avicultura. Líder que atua com sucesso na Asgav durante muitos anos, Eduardo acaba de assumir o posto de presidente executivo da entidade, substituindo o empresário Nestor Freiberg que, desde 2011, vinha comandando a Associação Gaúcha de Avicultura numa parceria profícua com Eduardo e uma equipe competente, sintonizada com o setor avícola.

Assumindo agora a presidência do conselho consultivo da entidade, Freiberg recebeu bonita homenagem da equipe da Asgav, relembrando as gestões sequenciais que comandou com brilhantismo. Agradecendo o vídeo com homenagens de lideranças e da própria família, Nestor Freiberg disse que o sucesso não vem sozinho. “Ele depende de uma equipe. Às vezes, fazemos muito deixando os outros trabalharem”, disse o ex-presidente da entidade, dirigindo-se ao agora presidente executivo: “Eduardo e sua equipe, vocês fazem a avicultura gaúcha, você sabe conduzir a equipe. Por isso, você está nesse cargo”, arrematou, indicando a nova posição de liderança do executivo. “O Eduardo sabe fazer bem. É objetivo e tem a nossa confiança. E confiança é a base das relações. Precisamos unir forças e não medir forças”, arrematou Freiberg, exaltando a boa parceria.

O ex-presidente agradeceu à família e considerou que o sucesso alcançado também é fruto do entendimento de seus familiares e de seus funcionários, na empresa que conduz com o irmão, a Agrisul. “Eles souberam entender e tocar o trabalho enquanto eu estava na liderança da Asgav”. Sobre sua atuação e sobre o trabalho empreendido na entidade, Freiberg considerou que, além de todo o esforço e seriedade, também falou alto a ligação forte que ele e sua família têm com o agronegócio desde sempre: “Somos gaúchos, filhos da terra, o que sabemos fazer é isso”, considerou, orgulhoso.

Ao ser homenageado, o também gaúcho Francisco Turra confirmou a força da terra e do agronegócio nas veias do Rio Grande do Sul. “Somos moldados para as coisas do campo”, disse Turra, lembrando a história dos pais no agronegócio. Também em agosto, Francisco Turra trocou de posição na ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, com o executivo Ricardo Santin. Na ocasião recebeu homenagem de diversas lideranças. Veja a matéria em nosso site: Francisco Turra se despede da presidência da ABPA e recebe homenagens

Durante o X Fórum Virtual da Asgav, Francisco Turra cumprimentou Nestor Freiberg e agradeceu a parceria com a entidade gaúcha da avicultura. Segundo ele, se há uma entidade que serviu de modelo para o setor é exatamente a Asgav. “Que demonstração de confiança em nosso trabalho!”, exaltou Turra, a respeito da associação que representa os avicultores no Rio Grande do Sul. “A Asgav nos ajudou demais! Vocês defendem o empresário avícola com muita coragem e confiança”, ressaltou o líder veterano, concluindo: “Continuaremos juntos em todos os momentos dos segmentos de suínos, aves e ovos, toda a família da proteína animal.”

Nas palavras de Ricardo Santin, o atual presidente executivo da ABPA, a Asgav também foi destaque, reafirmando a força da avicultura gaúcha para somar às demais entidades do país na busca por ainda mais qualidade para o setor. Referindo-se aos novos postos ocupados agora por Eduardo dos Santos na Asgav, e à presidência da ABPA, ocupada por si mesmo, Ricardo Santin manteve o convite à parceria e enfatizou: “Nossa maior tarefa é continuar esse trabalho bem feito, fortalecendo o setor”.

Destacaram o brilhante trabalho da Asgav, ainda, durante o evento, autoridades como Helena Pan Rugeri, superintendente do MAPA no Rio Grande do Sul; Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Senador Luiz Carlos Heinze, representando o povo gaúcho no Congresso Nacional; o deputado estadual Covatti Filho, secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, representando o governador do estado Eduardo Leite, entre outros.

E aceitando o desafio feito por Eduardo dos Santos de realizar a palestra magna do evento, Mário Penz, experiente homem da avicultura brasileira. Com 48 anos de atuação no agronegócio, Penz recebeu a incumbência com serenidade pois é profissional dedicado ao setor e com seu conhecimento fez uma palestra sensacional.

O desafio, segundo Eduardo, foi dado à pessoa certa, pois o tema Desafios da avicultura no pós-covid 19: o novo normal foi brilhantemente assumida pelo diretor global de contas estratégicas da Cargill Animal Nutrition. Eduardo explicou que o desafio foi feito tendo uma sequência de nove fóruns virtuais promovidos durante a pandemia para ajudar o setor a debater esse momento crítico. “Pensamos o que trazer de inovador e desafiador para o 10º. Fórum? E quem convidar? Deveria ser alguém que tivesse essa visão macro da situação, tanto em nível nacional quanto internacional. E que fosse alguém que entendesse todos os desafios e necessidades do nosso setor. E aí chegamos ao nome do Dr. Mário Penz Júnior, ao qual fizemos o desafio de trazer um tema em relação à pós-covid 19, um novo normal. E o Dr. Mário não fugiu da raia quando conversamos”. Trinta segundos foi o suficiente para resposta positiva, segundo contou Eduardo ao apresentar o palestrante do X Fórum.

A palestra, de fato, trouxe dados atuais e respostas a desafios importantes que o setor avícola vive durante a pandemia do novo coronavírus e viverá tão logo se possa dizer que tudo passou e que, quem sabe, tenhamos aprendido lições valiosas para maior evolução da avicultura e de toda a sua cadeia.

Confira a cobertura da palestra do Dr. Mário Penz Júnior aqui, na matéria "Não podemos fazer mais do mesmo, hoje ou pós-pandemia", diz Mario Penz Júnior

(Teresa Godoy. A Hora do Ovo. Foto colhida pela A Hora do Ovo durante o evento)

tag: Asgav , José Eduardo Santos , Nestor Freiberg , Francisco Turra , Ricardo Santin , Forum Virtual Asgav ,

0 Comentários