AVES realiza palestras sobre o ovo nas faculdades Católica e Multivix

AVES realiza palestras sobre o ovo nas faculdades Católica e Multivix

Proferiram palestras Lúcia Endriukaite, nutricionista do IOB; Aline Nitz, coordenadora técnica da AVES, e Carolina Cobre, médica veterinária da entidade.

POLOS DO OVO

novembro 10, 2018

0

A programação da Semana do Ovo 2018 também foi intensa no Espírito Santo, importante polo de produção de ovos do Brasil. Em outubro, nos dias 29 e 30, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) promoveu palestras com mesas redondas em duas destacadas instituições de ensino capixabas, as faculdades Católica de Vitória, e Multivix.

Os eventos contaram com a presença da nutricionista clínica e esportiva e fitoterapeuta Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil. Ela esteve em Vitória para participar de um ciclo de palestras sobre Os benefícios do ovo para a saúde.

Segundo a assessoria de comunicação da AVES, os eventos fizeram parte das ações planejadas para comemorar o Dia Nacional do Ovo. Também fizeram palestras a coordenadora técnica Aline Nitz e a médica veterinária Carolina Covre, ambas da AVES.

As palestras foram direcionadas a alunos dos cursos de nutrição e medicina veterinária das faculdades Multivix e Católica de Vitória. Quase 200 estudantes assistiram às mesas redondas que aconteceram nos dias 29 e 30 de outubro. Na Multivix, participaram do encontro alunos do campus de Goiabeiras e também da Serra.

Aline Nitz abriu o ciclo de palestras falando sobre A produção brasileira e capixaba de ovos. Ela levou aos alunos informações importantes como a de que o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de ovos do país, com 13 milhões de unidades produzidas por dia no Estado. E Santa Maria de Jetibá, município localizado na serra capixaba, é o maior produtor de ovos do Brasil.

A médica veterinária Carolina Covre falou sobre A produção de ovos: da granja à mesa. Ela abordou o ciclo produtivo dos ovos, desde as matrizes até a chegada do produto à mesa do consumidor. “Nosso objetivo foi mostrar aos alunos todo esse processo, para tomarem conhecimento da produção e até desmistificarem alguns conceitos existentes no senso comum.”

Para finalizar, a nutricionista Lúcia Endriukaite mostrou os vários benefícios do consumo de ovos, com o tema Alimento ovo e a sua importância para a saúde humana. Lúcia explicou como escolher, armazenar e higienizar os ovos, além de detalhar o tempo de cozimento do alimento.

Ela lembrou que o ovo é uma fonte de proteína, sendo importante para a saúde em todas as faixas etárias. O ovo aumenta a sensação de saciedade, colabora com a perda de peso em um plano alimentar saudável e é um alimento interessante para os lanches de fim de tarde. O ovo também favorece o ganho de massa muscular, ajuda o sistema imunológico e atua na prevenção das doenças cardiovasculares. É um alimento prático, saboroso, nutritivo e natural e está ao alcance de todos, salientou a nutricionista.

A coordenadora do curso de Nutrição da Multivix Vitória, Patrícia Nunes, destaca que a parceria entre a AVES e a Multivix é importantíssima para fomentar debates no meio acadêmico. “São discussões que permitem ao aluno adentrar nas questões práticas relacionadas à produção dos alimentos, aspectos sanitários e científicos, partilhados pelos pesquisadores e palestrantes trazidos pela AVES.”

Patrícia Nunes afirma que é muito gratificante ver os alunos interagindo, elogiando e saindo motivados das palestras. Para o evento, houve muito envolvimento do Centro Acadêmico de Nutrição na preparação da recepção dos profissionais da AVES e palestrantes. Eles se empenharam na divulgação entre os alunos de vários cursos como da Educação Física, Medicina Veterinária e Nutrição,ndas unidades Multivix de Vitória e de Serra.

“A equipe da AVES sempre será bem-vinda em nossa instituição. Esperamos muitos outros encontros para a difusão de experiências e informações científicas”, frisou Patrícia Nunes.

A coordenadora do curso de Nutrição da Católica, Alessandra Rodrigues Garcia, afirmou que a presença de uma nutricionista e de uma médica veterinária discutindo a produção e o valor nutricional do ovo foi de grande importância para alunos e professores. “Desmistificar os alimentos e aprofundar os estudos científicos são algumas das premissas do curso de nutrição. Por isso, agradecemos a contínua parceria da AVES com a nossa instituição”, destacou Alessandra Garcia.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de comunicação da AVES)

tag: AVES , Avicultura capixaba , Semana do Ovo 2018 , Instituto Ovos Brasil ,

0 Comentários