A importância do vazio sanitário é tema de palestra na Jornada Técnica 2019

A importância do vazio sanitário é tema de palestra na Jornada Técnica 2019

Na programação da Festa do Ovo, em Bastos (SP), a médica veterinária Ana Caselles fala sobre os pontos críticos e a efetividade da prática na produtividade da granja.

POLOS DO OVO

julho 18, 2019

0

O vazio sanitário é uma prática aparentemente simples mas nem sempre realizada de forma correta e efetiva. Para a médica veterinária Ana Caselles, o vazio sanitário é fundamental pois pode impactar a produtividade da granja no decorrer da produção do lote. Esse método de limpeza e desinfecção dos galpões que, muitas vezes, pode ser negligenciado no dia a dia da granja é o tema da palestra de Ana na abertura dos trabalhos técnicos da 60ª. Festa do Ovo de Bastos.

Com 15 anos de experiência no setor de avicultura, hoje gerente técnica para a América Latina na área de avicultura da Sanphar, a profissional é uma das palestrantes da 42ª. Jornada Técnica que acontece nessa sexta-feira, dia 19 de julho, na programação da Festa do Ovo de Bastos (SP). O evento este ano traz quatro importantes temas que refletem o setor de ovos em sua acelerada evolução, tendo como mola-mestra a qualidade e a produtividade na produção de ovos brasileira.

Ana abre a programação da manhã, às 8 horas, com o tema Procedimentos de vazio sanitário e seus impactos na produtividade e rentabilidade dos lotes e vai demonstrar a necessidade e o fundamento do vazio sanitário na busca por uma produtividade maior e uma sanidade mais efetiva. A Jornada Técnica é promovida pelo Sindicato Rural de Bastos e acontece no Anfiteatro Governador Mário Covas, no Centro Cultural Profª Tsuya Ohno Kimura (Av. 18 de Junho, 251, no centro de Bastos).

Com um olhar atento sobre a realidade da região de Bastos, Ana Caselles apresentará os principais pontos que podem ser levados em consideração para traçar um roteiro de indicações para a realização de um vazio sanitário efetivo. O objetivo da palestra, segundo ela, é chamar a atenção dos produtores para a importância dessa prática fundamental para a saúde do plantel durante o período de produção. Segundo ela, mesmo o feijão com arroz do dia-a-dia precisa ser bem feito. “O avicultor faz o vazio sanitário porque ele integra o fluxo da produção, mas nem sempre o faz de maneira correta”, alerta a médica veterinária. “O foco da palestra vai ser, então, os pontos de atenção durante o vazio sanitário. Quais são necessários realizar para que o vazio sanitário seja realmente efetivo e traga resultados em produtividade e imunidade para o avicultor”, relata.

Ana salienta que o período de vazio precisa ser melhor aproveitado para garantir resultados mais adiante, quando as aves estiverem alojadas e produzindo. E o que é, afinal, esse arroz com feijão bem feito? Segundo a médica veterinária da Sanphar, significa rever os processos de desinfecção, reavaliar, checar se esse processo está sendo efetivo. “Porque às vezes o que os olhos acreditam que estejam vendo não está tão bem assim. Vou trazer números que mostram o quanto é crítico esse ponto e quanto é preciso melhorar, quanto o produtor gasta hoje nesse processo e como ele pode ser otimizado para resultados favoráveis de produtividade.”

A palestrante ressalta que há pontos cruciais a serem levados em conta na prática do vazio e que, se não forem bem realmente limpos e desinfectados, podem manter em atividade, nos galpões, a matéria orgânica e a pressão por infecção. “Chama-se vazio sanitário exatamente porque não pode ter nada dentro, e não apenas estar sem aves. É preciso cuidar para que não haja nenhuma matéria orgânica, que pode ser fonte de infecção. Quando as aves chegarem para serem alojadas essa pressão de infecção deve estar o mais baixa possível”. E isso deve acontecer, segundo ela, em qualquer tipo de instalação aviária, seja ela um galpão convencional ou automatizado. “Sem essa etapa bem-feita, o avicultor corre um risco grande. E aí, toda a tecnologia envolvida, seja na genética, seja na nutrição, podem não surtir o efeito desejado”, conclui.

A programação da 42ª. Jornada Técnica também conta com os seguintes temas:

Resíduos em ovos: controles e cuidados importantes - Prof. Dr. Flávio Daolio Gonçalves - Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Lavras (MG).

Ferramentas de tomada de decisão em postura comercial - Prof. Dr. Ricardo Issao Ito - Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa - São Paulo (SP).

Aproveitamento de ovos na sala de processamento - Profa. Dra. Ivana Gomes de Faria - Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Lavras (MG).

(A Hora do Ovo. Foto: Teresa Godoy)

tag: Jornada Técnica , Bastos , Festa do Ovo , Ana Caselles , Sanphar , Vazio sanitário ,

0 Comentários