Prêmio ABPA de Pesquisa Aplicável prorroga prazo de inscrição

Prêmio ABPA de Pesquisa Aplicável prorroga prazo de inscrição

O vencedor será divulgado durante o SIAVS 2019, em agosto e ganhará a participação em uma feira internacional, juntamente com a ABPA.

Ovonews

maio 01, 2019

0

Foi prorrogado para 31 de maio o prazo final para as inscrições do Prêmio ABPA de Pesquisa Aplicável. Promovida pela Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA, a premiação científica valoriza a aplicabilidade da pesquisa acadêmica na avicultura e na suinocultura do Brasil.

 Os trabalhos poderão ser inscritos para a área de produção (manejo, melhoramento, reprodução, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade), nutrição ou processamento (abate, processamento, qualidade de carne e ovos).

Uma comissão julgadora formada por especialistas de universidades, de empresas e de centros de pesquisa, de diversas áreas da produção agroindustrial avaliará os trabalhos e determinará notas de acordo com o mérito, o atendimento às regras do prêmio, a aplicabilidade do conteúdo e a clareza de exposição oral dos melhores trabalhos.

O autor principal do trabalho ganhador participará de umas das ações internacionais da ABPA, podendo escolher entre a feira ANUGA, na Alemanha em outubro de 2019 ou a feira Gulfood em Dubai em fevereiro de 2020. Somente os trabalhos aceitos pela comissão concorrerão ao prêmio.

Em sua sexta edição, o Prêmio estimula a interação entre pesquisadores e a cadeia agroindustrial, reconhecendo pesquisas que, de fato, possam ser utilizadas pelas empresas produtoras de aves, suínos e ovos. Em 2017, ganhou o prêmio a pesquisadora Raquel Arruda Leme, da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná (foto no destaque com o presidente da ABPA, Francisco Turra, e o diretor técnico Ariel Mendes).

A divulgação do resultado acontecerá no último dia do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS 2019), maior e mais importante encontro dos setores de aves e suínos do Brasil, que será realizado entre 27 e 29 de agosto de 2019, em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Anhembi.

PESQUISADORA DE LONDRINA GANHOU PRÊMIO NO SIAVS 2017

A médica veterinária e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Raquel Arruda Leme, foi a vencedora da edição 2017 do Prêmio ABPA de Pesquisa Aplicável.

A pesquisadora venceu o prêmio com o estudo Desenvolvimento de plataforma de diagnóstico para identificação e monitoramento de uma infecção antes exótica em suínos brasileiros: avanços nos estudos sobre o Senecavirus A. A pesquisa descreve o direcionamento dos esforços de um laboratório multiusuário em saúde animal para a elucidação de uma infecção vesicular exótica que se disseminou entre rebanhos de suínos brasileiros, em 2015. O estudo contempla, ainda, uma investigação sorológica relacionada ao vírus ao longo da última década.

“O trabalho científico apresentado ressalta a importância do constante e efetivo monitoramento de doenças exóticas que podem comprometer rebanhos brasileiros e destaca a importância de uma rede de laboratórios capaz de rapidamente identificar microrganismos endêmicos, epidêmicos, emergentes, reemergentes e exóticos no país. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de profissionais que trabalham de maneira integrada no Laboratório Multiusuário em Saúde Animal da UEL. Portanto, esse Prêmio não é só meu, mas de todos que contribuíram para a construção desse estudo, especialmente o nosso orientador, Prof. Dr. Amauri Alfieri”, ressalta Raquel.

O prêmio foi entregue em 31 de agosto, último dia do SIAVS 2017.

O regulamento e mais informações sobre inscrições para o prêmio podem ser conferidos em Prêmio ABPA de Pesquisa Aplicável.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa do SIAVS 2019)

tag: ABPA , SIAVS 2019 , PRÊMIO DE PESQUISA APLICÁVEL ,

0 Comentários