Pesquisadores recebem Prêmio Lamas 2019

Pesquisadores recebem Prêmio Lamas 2019

Objetivo é divulgar os resultados do trabalho de pesquisa e de experimentação avícola desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa de todo o país.

Ovonews

maio 22, 2019

0

A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) fez a entrega do tradicional Prêmio Lamas aos melhores trabalhos inscritos na Conferência FACTA WPSA-Brasil, evento realizado entre os dias 14 e 16 de maio, em Campinas (SP). A entrega aos premiados foi realizada no último dia do evento, dia 16 de maio, nas categorias Nutrição, Sanidade, Produção e Outras Áreas.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. José Maria Lamas da Silva, respeitado técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e formador de centenas de técnicos hoje militantes na avicultura brasileira.

Informam os organizadores que, mais do que homenagear, o Prêmio objetiva divulgar ao setor os resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvidos em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País, a fim de responder às questões levantadas pelo próprio setor produtivo nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.

Confira os ganhadores:

SANIDADE

Vencedor: Avaliação da disseminação temporal e resistência a antibióticos de isolados de Salmonella Heidelberg de lotes de aves comerciais do Brasil pela análise de genomas completos - Vagner Ricardo Lunge, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Menção honrosa: Quorum Sensing entre Lactobacillus spp. No controle de Salmonella Heidelberg em frangos de corte - Adriano Sakai Okamoto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP.

Pôster: Ação inibitória de L. plantarum e L. reuteri sobre o crescimento de Clostridium perfringens - Larissa Justino, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pôster: Vigilância epidemiológica do vírus da doença de Newcastle em aves de subsistência localizadas na região Noroeste do estado de São Paulo - Renato Luís Luciano, Instituto Biológico (IB - CEAV) - Centro Avançado de Pesquisa Avícola.

NUTRIÇÃO

Vencedor: Digestibilidade ileal estandardizada de aminoácidos em coprodutos do etanol de milho para frangos de corte - Ana Beatriz Santos Oliveira, da Esalq/USP.

Vencedor: Uso de metabólitos nutricionais na dieta de frangos de corte desafiados com salmonella Heidelberg - Bárbara Colcetta, TECTRON.

Menção Honrosa: Biodisponibilidade relativa do manganês em relação as fontes proteinato sulfato para frangos de um a 21 dias - Tainá Brandão Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Pôster: Desempenho e digestibilidade ileal de frangos de corte alimentados com dietas contendo aditivo fitogênico Extrato de Castanheira (Castanea sativa Mill) - Ellen Hatsumi Fukayama, BITA Tecnologia Animal.

Pôster: Níveis de zinco no desempenho e resposta imune - Juliana Cristina Ramos Rezende, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

PRODUÇÃO

Vencedor: Efeitos da alta temperatura de incubação sobre o peso de órgãos vitais e a qualidade de pintos recém-eclodidos - Tayana Nery Franca, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Menção Honrosa: Custo ambiental associado ao processo produtivo de frangos de corte: usando a abordagem emergética - Nilsa Duarte da Silva Lima, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Pôster: Efeitos da manipulação térmica pré-natal sobre os parâmetros zootécnicos de pintos recém-eclodidos - Tais Pinheiro Borges Silva, Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Pôster: Incubação artificial de ovos de galinha caipira armazenados em ambiente não climatizado e refrigerador - Verônica Letícia da Silva, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

OUTRAS ÁREAS

Vencedor: Efeitos da vacina e probiótico in ovo sobre parâmetros de órgãos em pintos de corte recém-eclodidos - Larissa Kiana Santos Azevedo Martins, Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Menção: Características sensoriais e preferência de consumo em filés de peito de frangos conforme o grau de severidade da Miopatia Wooden Breast - Bruna Barreto Przybulinski, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Pôster: Mineração de padrão de comportamento sequencial para detectar estresse térmico em frangos de corte - Tatiane Branco, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Pôster: Parâmetros hemogasométricos de pintos incubados em alta temperatura - Tayana Nery Franca, Universidade Federal da Bahia – UFBA.

A FACTA

A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Facta)


tag: Prêmio Lamas 2019 , Facta , Conferência Facta 2019 ,

0 Comentários