Cinco dicas Wisium para uma nutrição adequada das aves

Cinco dicas Wisium para uma nutrição adequada das aves

Raquel Andrade, gerente de Negócios de Avicultura da Wisium, aponta os cinco passos e demonstra que a otimização dos recursos é muito importante.

Ovonews

maio 13, 2020

0

Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem passado por profunda mudança, impulsionada por diversos pontos, tais como melhoramento genético, maior disponibilidade de ingredientes e novas tecnologias. 

Saber atuar com excelência nesse cenário é um enorme desafio, uma vez que há uma grande oferta de soluções. Assim, a otimização dos recursos disponíveis é muito importante. “Ela contribui para se atingir altos níveis de produtividade em um negócio de margens muito ajustadas como a produção de proteína animal”, destaca Raquel Andrade, gerente de negócios de avicultura da Wisium.

Para ajudar o avicultor nessa importante tarefa de desenvolver uma nutrição adequada para as aves, Raquel destaca cinco pontos muito importantes na busca por melhores resultados.

DICA 1: OBJETIVOS DE PRODUÇÃO

Todo o processo começa com uma definição precisa dos objetivos de produção. Foque no mercado e questione-se: “qual produto terá maior demanda?”. No caso de frangos de corte, por exemplo, poderá ser carcaça inteira, cortes ou filé. Lembre-se: o produto-final determina o peso do animal e, consequentemente, a idade que deverá ser abatido.

DICA 2: PROGRAMA NUTRICIONAL 

Após definir os objetivos de produção, inicia-se o desenvolvimento do programa nutricional mais adequado. Ele precisa atender as exigências nutricionais das aves e contribuir diretamente para que os objetivos de desempenho sejam atingidos. 

DICA 3: ADITIVOS E NOVOS INGREDIENTES 

Dentro deste processo, é importante ter um entendimento claro sobre aditivos e novos ingredientes ou nutrientes que sustentem este programa nutricional e que vêm sendo cada vez mais estudados para a melhoria contínua da eficiência alimentar das aves.

 DICA 4: NUTRIÇÃO ADEQUADA 

A nutrição adequada das aves não só garante a saúde dos animais, mas também que as mesmas atinjam todo o potencial produtivo, com a maior eficiência possível. Essa eficiência é ponto-chave para atendermos a demanda de alimentos da população mundial, que é crescente, respeitando o uso de recursos e poupando o meio ambiente.

DICA 5: OUTROS FATORES 

Não esqueça de sempre se atentar a outros fatores, como clima, condições ambientais das granjas, disponibilidade e custo de matérias-primas para a produção das rações. Estes pontos são fundamentais.

Além disso, também é importante verificar aspectos regulatórios da produção como uso de aditivos específicos ou até mesmo o banimento de produtos comumente utilizados até pouco tempo atrás.

Fatores relacionados a tendências de mercado e demandas por produtos diferenciados, processados, e/ou enriquecidos, também são essenciais para o crescimento e para a rentabilidade das companhias produtoras de alimentos.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Wisium)

tag: Wisium , Raquel Andrade , Nutrição ,

0 Comentários