Cases de sucesso em ovos mostram a força do marketing junto ao consumidor

Cases de sucesso em ovos mostram a força do marketing junto ao consumidor

Programas de entidades brasileiras e empresas internacionais destacaram a promoção do alimento durante a Conbrasul 2019.

Ovonews

junho 25, 2019

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A receita foi bem temperada. No dia 18 de junho, a Conbrasul Ovos 2019 apresentou, orgulhosamente, as ações de marketing e promoção do ovo que fazem sucesso tanto de forma promocional por entidades do setor, quanto por empresas e organizações como a Egg Farmer of Canada. Nessa edição do evento, realizado entre 16 e 19 de junho, em Gramado (RS), a organização da Conbrasul apresentou exemplos de como o ovo ganhou espaço no mercado através de campanhas, projetos, ações e promoções pelo país e também em outros países da América.

Do Brasil se apresentaram o Programa Ovos RS, da Asgav, o Instituto Ovos Brasil e os cases da Avipe, de Pernambuco e da Aceav, do Ceará. Da Colômbia compareceu Juan Felipe Montoya, representante da maior empresa de ovos do país, a Huevos Kikes, que mostrou o programa de promoção do ovo que revolucionou a companhia; e do Canadá, Sarah Caron, gerente de programa corporativo e parcerias da Egg Farmers of Canada, levou o trabalho da organização que é parceira do Programa Ovos RS, no Rio Grande do Sul.

UMA DÚZIA DE PROFISSÕES MARAVILHOSAS... E AS DELÍCIAS PORTUGUESAS

OVOS-RS
Eduardo: sucesso há sete anos no marketing

 

O anfitrião José Eduardo dos Santos, coordenador do Programa Ovos RS, abriu a série de apresentações do dia 18, anunciando o consumo per capita de 253 ovos por habitante/ano no Rio Grande do Sul, índice maior que a média do país, hoje em 212 ovos per capita/ano. O resultado se deve, em grande parte, à ação do programa de promoção do ovo gaúcho que está em seu sétimo ano e ganha pontos a cada temporada com ações diversas, sempre unindo o trabalho junto ao produtor de ovos às promoções de marketing junto ao consumidor.

Na tarde do dia 18, no entanto, José Eduardo se fixou apenas na fase do marketing ao consumidor, apresentando as ações de 2018 e adiantando algumas que serão postas em prática nos próximos meses deste ano.

Eduardo mostrou a programação da Semana do Ovo 2018, em sintonia com as diretrizes do Instituto Ovos Brasil e também seguindo o próprio roteiro da Asgav para o programa que é case de sucesso há sete anos no Rio Grande do Sul e no país. O destaque foi o slogan Uma dúzia de profissões maravilhosas, que homenageou 12 profissões de destaque na comunidade e contou com a produção de um vídeo de animação em 3D que encantou o setor de ovos durante a Semana do Ovo 2018.

As parcerias com as universidades e restaurantes gaúchos foram mencionados pelo executivo da Asgav, destacando a troca de conhecimento com a academia e a divulgação do ovo junto à gastronomia, caso dos restaurantes Ovos Concept e Ovo Gastronomia, ambos de Porto Alegre. O Ovo Gastronomia, inclusive, teve um espaço à parte para apresentar sua história e a referência importante que o ovo teve em sua concepção. Traremos material a respeito mais adiante.

Para 2019, segundo Eduardo, além do apoio a eventos esportivos na área de marketing e da valorização maior do selo Ovos RS como incentivo aos produtores de ovos que participam do Programa, a ideia é ir mais longe, literalmente, além mar, apresentando um programa feito diretamente em cidades portuguesas de onde chegam receitas deliciosas feitas com ovos.
Nos vídeos, também com tradução em libras, cada local mostrará sua receita famosa feita com ovos. A ideia, além de criativa e saborosa, promete ser bem envolvente, já que são bem fortes os elos entre a culinária portuguesa - especialmente os doces - e as famílias brasileiras. Em outubro, quando acontece a Semana do Ovo, certamente os gaúchos voltarão a nos impressionar com suas ideias especiais para o marketing do ovo.

A PARCERIA AVIPE-ACEAV E O MAIOR MERCADO DE OVOS DO NORDESTE

EDIVAL-VERAS
Edival: precisamos fazer diferente


Outra região que tem impressionado muito o setor de ovos e seus consumidores é a Região Nordeste do país. Edival Veras, vice-presidente da Avipe, a Associação Pernambucana de Avicultura, estava em Gramado justamente para falar sobre a evolução do marketing do ovo junto aos nordestinos.
O executivo da Aves, que também é avicultor, foi o segundo a se apresentar, levando as ações promocionais da avicultura pernambucana e cearense para o consumidor dos dois estados que estão hoje entre os 10 maiores produtores de ovos do país. Pernambuco, que emprega 450 mil pessoas na avicultura, está em quarto lugar no cenário produtivo de ovos do Brasil, e Ceará em oitavo. “No Nordeste temos uma avicultura muito desenvolvida, e a gente trabalha sem produzir milho e soja, e sem água”, destacou Veras, lembrando o potencial gigantesco que há na região para o crescimento do consumo de ovos. “Para competir com ovos de outros estados, a preços menores, nós temos que fazer diferente”, disse o avicultor, apresentando os cases de sucesso das duas entidades.

Ele destacou, especialmente, as mais recentes apresentações com ovos produzidas pela Avipe em parceria com a Rede Globo e emissoras de rádio nordestinas. As promoções em 2018 e 2019 já passaram a ter o selo de parceria entre a Avipe e a Aceav e destacaram as principais festas do calendário turístico do Nordeste, entre elas as Festas Juninas e o carnaval. Nas peças publicitárias veiculadas no período dessas festas, sempre o destaque para o ovo, ingrediente de quitutes juninos ou alimento perfeito para restaurar as forças e energia no carnaval. Assim, o ovo ficou ligado ao popular, à cultura nordestina, ao dia a dia dos cearenses e pernambucanos.

As próximas campanhas, em 2019, mostrarão o ovo ligado ao esporte, à maternidade e aos animais domésticos. As peças publicitárias começam a ser divulgadas em julho, destacando a importância do ovo para dar energia aos esportistas, qualidade de alimentação na maternidade e às crianças, e também aos pequenos animais domésticos, hoje tão presentes no cotidiano das famílias brasileiras.

E antes de terminar sua apresentação, Edival Veras lembrou o ineditismo de Pernambuco ao lançar a lei que regula a rastreabilidade do ovo, com informações carimbadas em cada unidade, reforçando a garantia ao consumidor de um produto com rastreabilidade e, portanto, segurança alimentar. Veja matéria sobre o assunto neste site: 

CRESCEMOS 76% DESDE 2007

TABATHA
Tabatha: trabalho permanente

 
O trabalho minucioso e incansável do Instituto Ovos Brasil foi o mote da apresentação de Tabatha Lacerda, a gerente executiva do IOB. Ela apresentou as atividades da entidade em 2018 e ressaltou a promoção e consumo de ovos como mola propulsora do crescimento de 76% no aumento do consumo de ovos entre 2007 - quando foi criado o Instituto Ovos Brasil - e 2018. “Esse é um reflexo do esforço pela conscientização sobre os benefícios do produto. São atualmente 50 produtores que estão conosco, algumas empresas e principais incubatórios, mas é preciso que todos estejam com o IOB para um benefício em comum, no qual todos ganham", ressaltou a executiva.

Tabatha apresentou na ocasião algumas ações que o Instituto Ovos Brasil mantém em alta durante todo o ano, independente de datas, como é o caso das ações na área de alimentação, como restaurantes e palestras em faculdades e escolas de nutrição. “Prosseguimos sempre com as ações em restaurantes, que são atividades fáceis, por isso mantemos com mais frequência”.

Em 2018 ganharam destaque na Semana do Ovo, ações especiais em supermercados, algumas com grande sucesso de público, o que é sempre lembrado pelos estabelecimentos, que consultam o IOB buscando repetir a ideia. Uma dessas ideias incluía a cabine de fotos em meio às gôndolas de ovos, o que agradou muito o consumidor e ampliou grandemente as vendas do produto naquele período.

Permanentemente, o Instituto Ovos Brasil mantém alimentadas com notícias sobre o ovo mídias setoriais, portais e jornais de diversos espectros, colecionando amplo clipping de notícias sobre o ovo como mídia espontânea, em diversos pontos do país.

Destacando o crescimento do consumo de ovos no país, que chegou à casa dos 212 ovos per capita/ano, Tabatha também ressaltou a importância do estímulo ao conhecimento sobre o alimento ovo. Nesse sentido, falou sobre o trabalho da nutricionista do IOB, Lúcia Endriukaite, que comparece sempre a escolas com crianças, faculdades e institutos de ensino, como o Senac, onde leva as mais recentes informações sobre o ovo, a saúde, a boa alimentação e a importância do alimento para as diversas idades.

Entram nesse quesito, também, as visitas a academias, que se intensificaram do ano passado para este, visando oferecer consultoria ao público que pratica esporte, sempre tendo o ovo como um saudável alimento e suplemento para treinos e ginástica. Nas escolas com crianças, o objetivo é que a nutricionista leve informações que apoiem a educação alimentar e ajudem a formar o futuro consumidor desde cedo.

Tabatha lembrou também que o IOB se mantém a base para projetos de divulgação do ovo, auxiliando as entidades regionais. Os materiais produzidos pelo Instituto, impressos que vão desde cartilhas até toalhas de papel com informações sobre o ovo, estão sempre à disposição das entidades avícolas que queiram trabalhar o marketing do ovo. Eles estão sempre presentes como apoio em eventos diversos, desde as promoções setoriais até as feiras e escolas, metrô, ruas e restaurantes, onde a equipe do IOB comparece para falar sobre o ovo. “Esse material impresso de apoio é muito efetivo e está sempre sendo feito, sendo repaginado e atualizado, para apoiar a divulgação do alimento ovo”, disse ela, lembrando que os materiais também estão à disposição dos avicultores para que utilizem com a logomarca de suas granjas. “É um material feito por vocês para vocês, e pode ser utilizado da forma que for mais conveniente para cada um”, concluiu.

OVOS FRESCOS EM CADA ESQUINA DA COLÔMBIA

KIKES-OVOS
Juan Montoya: nutrindo com mais sabor

 
Direto da Colômbia, país responsável por um dos maiores programas de marketing do ovo nos últimos anos, a Ovos Kikes compareceu à programação da Conbrasul Ovos 2019 com seu diretor Juan Felipe Montoya, orgulhoso por apresentar os resultados de um trabalho dedicado a divulgar o ovo e desenvolver a empresa. Montoya contou na palestra que a decisão de investir para ganhar espaço no mercado de ovos foi posta em prática através de um plano estratégico para crescer.

Tudo começou com vendas porta a porta e o resultado foi atingido com 19.000 pontos de vendas com carrinhos de feira. Na sequência, o investimento chegou a comerciais de TV até o ponto em que a empresa “invadiu” o grandioso programa de culinária Master Chef Colômbia. A ação que marcou espaço na TV colombiana mostrava os caminhões da Kikes chegando ao famoso reality de culinária, abrindo suas portas e apresentando os ovos da granja; na sequência, os participantes do programa entravam e pegavam seus ovos para elaboração dos pratos da competição.

O projeto de crescimento e avanço da Kikes também contou com ações em rádio, com receitas de ovos típicas de 15 importantes cidades do país, e investimento nas redes sociais, prestigiando as receitas colombianas. Tudo isso sob o forte conceito de oferecer ovos frescos. Na campanha, os colombianos ficavam sabendo que a promessa da Kikes era “ovos frescos em cada esquina da Colômbia”. Cerca de 400 caminhões estavam a postos para fazer chegar ovos frescos aos 15.000 pontos de vendas fixos em lojas de todo o país.

O projeto deu tão certo que a Ovos Kikes teve um incremento de 57% nas vendas da marca, ganhou prêmios de excelência e um destaque mundial de melhor campanha de mercado. Também faturaram o cobiçado Ovos de Ouro em 2015, prêmio concedido pela ALA, a Associação Latinoamericana de Ovos.

Parte do plano de expansão, os resultados positivos chegaram com os ovos Kikes a 700 supermercados e 700 estabelecimentos de food service, como hotéis, restaurantes, padarias e cassinos. A empresa estabeleceu, assim, o conceito de o ovo mais fresco da Colômbia. Em 2016, a Ovos Kikes se transformou na maior companhia produtora de ovos da Colômbia, quando inauguraram a mais moderna planta de pasteurização de ovos do país. No conceito da campanha, o slogan: Como queremos crescer? Nutrindo com mais sabor.

O OVO EM DESTAQUE NA ALIMENTAÇÃO DO CANADENSE

EGG-FARMER-CANADA
Sarah Caron: alimentação saudável

 
Sarah Caron, gerente de programas corporativos e parcerias da Egg Farmers of Canada, apresentou o trabalho da organização que representa 1.100 produtores de ovos do Canadá. A entidade cuida do marketing e promoção dos ovos canadenses produzidos por essa parcela de avicultores do país.

Trata-se de um trabalho complexo e bastante comprometido com a promoção do ovo na alimentação do canadense, e também incorpora e supervisiona os produtores do ponto de vista da segurança alimentar, bem-estar animal, estimulando formas de agregar valor ao produto.

Uma das estratégias de ação da Egg Farmers, segundo Sarah, foi contratar especialistas para falar sobre ovos, com o objetivo de explicar o alimento de forma científica para 22.000 médicos de todo o Canadá. Ao final desse trabalho, foi possível detectar que apenas 21% dos médicos continuaram restringindo o consumo do ovo; a maior parcela dos profissionais passou a indicar o alimento a seus pacientes.

Uma importante conquista desse trabalho foi a participação do ovo no conceituado guia de alimentos canadense, na sessão Como comer ovos. O guia tem como foco para a alimentação saudável com preço justo.

Outra ação importante da Egg Farmers of Canada foi o trabalho direto com os influenciadores digitais, pessoas de diversos ramos de atividade que atuam nas mídias sociais influenciando cidadãos nas mais variadas áreas com suas opiniões e ações. A entidade firmou contrato de longo prazo com influenciadores que são chefs, mães e pessoas preocupadas com a vida fitness, e já colhem resultados importantes para o setor de ovos. Após 4 meses de trabalho, já se sentem satisfeitos com os resultados, disse Sarah.

Também integra o projeto de divulgação do ovo da Egg Farmers o investimento em canais como o Instagram e o apoio a conferencistas médicos. 

Sarah destacou, em sua palestra, que os tempos mudaram para quem produz ovos e, especialmente, para quem busca alimentação saudável, e relembrou o início dos anos 2000, quando a Organização Mundial de Saúde divulgou que a população deveria consumir apenas um ovo e meio por semana. “Ficamos chocados com isso”, relembra, ressaltando que a OMS recebeu muitas críticas porque estavam baseada em pesquisas antigas, que condenavam o ovo.

Hoje, o cenário é outro e, como em boa parte do mundo, também os canadenses estão em busca de uma alimentação mais saudável, procurando incorporar o ovo na dieta cotidiana. Segundo Sarah, os canadenses querem comer mais frango e ovo e menos carne, também por uma questão econômica. O trabalho da Egg Farmers também identificou que hoje a população do Canadá não foca só o que come mas como come e isso tem sido importante para colocar o ovo como alimento saudável e importante na estrutura da alimentação do canadense.

(Teresa Godoy – A Hora do Ovo. Fotos: Elenita Monteiro e Teresa Godoy)

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