Biovet Vaxxinova lança a Vaxxon IBr® para bronquite infecciosa das galinhas

Biovet Vaxxinova lança a Vaxxon IBr® para bronquite infecciosa das galinhas

A nova vacina – que contém vírus vivo atenuado do sorotipo BR - protege contra o coronavírus que causa a Bronquite Infecciosa das Galinhas.

Ovonews

setembro 19, 2020

0

O laboratório Biovet Vaxxinova acaba de lançar no Brasil a Vaxxon IBr®. A novidade é uma solução brasileira para a Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), doença provocada por um tipo de coronavírus específico das aves descoberto há 90 anos. A nova vacina contém vírus vivo atenuado do sorotipo BR, muito prevalente atualmente no país, tornando-se uma ferramenta de uso estratégico para a avicultura brasileira.

A direção do laboratório Biovet Vaxxinova informa que “no mercado de produtos biológicos para saúde animal o jogo pode, sim, virar quando surge um novo posicionamento técnico efetivo contra uma infecção que causa prejuízos milionários à avicultura. Isso faz parte da proposta de valor da vacina Vaxxon IBr®.”

Segundo informações da assessoria de comunicação da empresa, a vacina é o resultado de um programa de 8 anos de pesquisa e desenvolvimento conduzido pelo Biovet Vaxxinova, num processo iniciado em 2012 e que chega com total segurança ao mercado agora, em setembro de 2020. “A vacina Vaxxon IBr® oferece proteção contra a infecção e a transmissão da doença tanto em frangos de corte quanto em aves de ciclo longo (matrizes e poedeiras), provocada pelo sorotipo BR do vírus, muito prevalente hoje no Brasil”, destaca a notícia enviada à imprensa no dia 17 de setembro.

Enfermidade viral altamente contagiosa e responsável por uma série de impactos econômicos negativos para a indústria avícola, a BIG provoca mais comumente nas aves sinais clínicos respiratórios, bem como problemas associados ao trato urinário e reprodutor, o que acaba refletindo em maiores índices de mortalidade a campo, menor produção de carne e ovos e maior condenação de carcaça no abatedouro.

Especificamente em relação às produtoras (matrizes), a BIG reduz a produtividade dessas aves devido ao declínio de qualidade interna dos ovos e, também, à perda de fertilidade deles. “Para se ter uma ideia do que isso representa, apenas na produção de matrizes calcula-se prejuízos de U$251,49 para cada 1.000 aves alojadas", destaca Gustavo Schaefer, gerente técnico nacional avicultura do Biovet Vaxxinova.

Emerson Ibeiro Godinho, gerente nacional de vendas da empresa, acrescenta que “o controle e a prevenção da enfermidade passam, principalmente, pela imunização adequada das aves, seja via spray ou aplicação ocular, processos que preconizamos e são amplamente dominados pelos produtores. E, agora, isso pode ser feito por meio da Vaxxon IBr®, que contém o vírus atenuado geneticamente homólogo àquele que mais está presente no nosso campo.”

“Desse modo, somado a um programa de biosseguridade completo, as boas práticas de vacinação com Vaxxon IBr® tornam-se uma ferramenta de uso estratégico para avicultura brasileira prevenir de modo customizado a Bronquite Infecciosa, doença que afeta a indústria avícola de carne e produção de ovos", afirma Jeovane Pereira (foto no destaque), diretor de negócios avicultura do Biovet Vaxxinova.

Vaxxon IBr® é a segunda vacina lançada em 2020 pela Unidade de Negócios Avicultura do Biovet Vaxxinova. No primeiro semestre, em maio, a empresa já havia lançado a Vaxxon IBD imc®, vacina de imunocomplexo que protege os frangos contra doença de Gumboro e que faz parte de um ciclo completo de proteção.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Biovet Vaxxinova)

tag: Biovet Vaxxinova , Vaxxon IBr , bronquite infecciosa das galinhas , Jeovane Pereira , Gustavo Schaefer , Emerson Ibeiro Godinho ,

0 Comentários