Aves Dekalb, da Hendrix, são as campeãs em qualidade em São Bento do Una

Aves Dekalb, da Hendrix, são as campeãs em qualidade em São Bento do Una

A linhagem venceu em ovos brancos e em ovos vermelhos no 1º. Concurso de Qualidade do Nordeste; a Hisex, também da Hendrix, faturou o 2º. lugar nas duas categorias.

Ovonews

agosto 11, 2019

0

As linhagens da Hendrix Genetics estrearam com o pé direito no 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste. O evento, que aconteceu durante a Aviuna, a IV Feira da Avicultura do Nordeste, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em São Bento do Una (PE), destacou o potencial genético das linhagens Dekalb e Hisex, ambas da marca Hendrix Genetics. O campeonato em ovos brancos foi conquistado pela Granja A. Costa, que competiu com ovos da Dekalb. No campeonato de ovos vermelhos, a Dekalb também revelou seu potencial, dando o primeiro lugar à Granja Vilela.

HISEX_INTERNA
Equipe Hisex e os vice-campeões da Granja São Luis 

E mais: os dois vice-campeonatos em São Bento do Una também ficaram com aves de outra linhagem do portfólio genético da Hendrix, a Hisex. A Granja São Luís conquistou o segundo lugar com ovos da Hisex nas duas categorias: ovos brancos e ovos vermelhos. A comemoração foi intensa nos estandes da Dekalb e Hisex no terceiro dia da Aviuna 2019, dia 2 de agosto, quando a organização do 1º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste revelou os resultados da competição.

A primeira edição do Concurso foi realizada numa parceria da prefeitura local com a Avipe - Associação Avícola de Pernambuco - e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) através da unidade acadêmica de Garanhuns (PE). Com um detalhado regulamento inspirado no tradicional concurso de qualidade de ovos do município de Bastos (SP) - que tem seu concurso há 60 anos – e aproveitando também a experiência do Espírito Santo, que já conta com dois concursos do gênero.

DESTAQUE TAMBÉM NO ESPÍRITO SANTO

Essa é a segunda vez este ano que a Hendrix sai na frente, faturando os primeiros lugares em concursos de qualidade. A primeira foi em junho, durante a 5ª Favesu, a Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba, quando as linhagens da Hendrix também se destacaram, conquistando diversos prêmios no 3º. Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba. 

Avicultores clientes das linhagens Hisex, Dekalb, Bovans e Isa Brown – todos produtos da Hendrix Genetics – faturaram os três primeiros lugares nas duas categorias do Concurso capixaba. Na categoria ovos vermelhos, o campeão foi a Granja Capixaba/Ovos Galo Queri, do produtor Carlos Magnus Caliman Berger, com ovos da poedeira Dekalb Brown. No segundo lugar ficou a granja Ovos BL, do produtor Halecson Stinguel, com aves Hisex Brown. Em terceiro lugar no podium figurou a Granja Bromerschenkel, de Dolares Bromerschenkel, com aves Isa Brown.

Já na categoria ovos brancos, a campeã no Concurso Capixaba foi a granja Ovos BL, de Halecson Stinguel, com aves Bovans White; o segundo lugar foi para a Granja Lemke, de Waldemar Lemke, com poedeiras Hisex White ; e o terceiro lugar ficou com a Granja Capixaba, do avicultor Carlos Magnus Caliman Berger, com ovos das aves Dekalb White.

NO RANKING EM BASTOS

Em julho, durante o 60º. Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, as aves de linhagens Hendrix também ficaram bem posicionadas, ocupando o 5º lugar nas categorias ovos brancos e ovos vermelhos com a Granja Eiji Miyakubo e a linhagem Hisex. Também o 6º. Lugar em ovos brancos, com a Granja Kakimoto e a linhagem Isa Brown; e, finalmente, o segundo lugar em ovos vermelhos, com a Granja Marcelo Maki e a linhagem Isa Brown.

MARCO-ALMEIDA_2
Marco de Almeida: dedicação


“Estamos muito orgulhosos de nossas linhagens e dos produtores de ovos brasileiros. Isso reconfirma o potencial da nossa genética e a parceria de resultados que mantemos com os avicultores e distribuidores de nossas poedeiras no Brasil. Ao lado de nossa equipe todos têm trabalhado firme para atender com excelência o setor de ovos brasileiro”, analisa com satisfação Marco de Almeida, diretor da Hendrix Genetics para o Brasil e América do Sul.

O executivo destaca que os concursos – que utilizam critérios exigentes - estão comprovando que as poedeiras das linhagens Hendrix possuem genética superior. “Quando se junta a isso o capricho de manejo que avicultores brasileiros têm, o resultado é excelente”, afirma o diretor Marco de Almeida, destacando que os bons resultados genéticos demonstrados nos três concursos de qualidade, realizados neste ano em três diferentes polos de produção avícola no Brasil, confirmam o que apontam duas recentes  pesquisas de campo em nível internacional que demonstraram os excelentes resultados das aves da Hendrix.

Ele se refere, primeiramente, ao experimento independente realizado em Gunma (Japão) com aves Hendrix Genetics divulgado este ano e que demonstrou que as linhagens da empresa tiveram performance superior, tanto em produtividade quanto em qualidade da casca e menor consumo de ração. Os resultados mostraram maior lucratividade para os avicultores que optaram por aves Hendrix Genetics, tanto as vermelhas quanto brancas.

Nos Estados Unidos, outro estudo feito periodicamente pela Universidade da Carolina do Norte comprovou que as poedeiras Hendrix superam aves de outros players genéticos em mais de 20 ovos por ave alojada, com menor consumo de ração por ovo produzido. “Esse tradicional teste de desempenho na Carolina do Norte mostra que não importa o sistema de alojamento, nem a cor dos ovos: as diversas linhagens da Hendrix Genetics têm se superado”, ressalta o diretor Marco de Almeida, fazendo questão de agradecer às equipes brasileiras que atuam com a Bovans, Dekalb, Hisex e Isa Brow - as quatro linhagens da Hendrix no país: “Todos trabalham entusiasmados com o potencial genético que têm em mãos para atender com eficiência a avicultura brasileira, que merece todo nosso profissionalismo e dedicação”.

(A Hora do Ovo. Fotos: divulgação)

tag: Hendrix Genetics , Dekalb , Hisex , Isa Brown , Bovans , Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste , Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba , Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos ,

0 Comentários