A importância e viabilidade das classificadoras Plasson na postura comercial

A importância e viabilidade das classificadoras Plasson na postura comercial

Como os equipamentos Plasson têm conquistado o avicultor brasileiro com a tecnologia desenvolvida especialmente para impulsionar a produção e ovos de forma rentável.

Com a palavra

novembro 22, 2020

0

O ovo deixou de ser um vilão da alimentação e saúde e, comprovadamente, se apresenta como uma das maiores fontes em quantidade e qualidade de nutrientes e sais minerais, essenciais à nutrição humana. Isso favoreceu o comércio de ovos, aumentando o consumo per capita, atraindo e motivando novos investimentos tecnológicos.

Assim como evoluiu, o segmento de ovos também cresceu em possibilidades, ganhando a parceria de tecnologias disponíveis aos pequenos, médios e grandes produtores. Hoje, os avicultores contam também com as Classificadoras de Ovos Plasson, especialmente desenvolvidas para impulsionar a produção de ovos, ampliando os canais para uma melhor comercialização do produto ovo, tornando a atividade um negócio rentável.

OVOS COM BOA PADRONIZAÇÃO

Para o melhor aproveitamento dessa rica fonte de proteína que é o ovo, se faz necessário um processo de classificação sofisticado. Os equipamentos Plasson contam com sistemas tecnológicos de alta precisão, com classificadoras automáticas que garantem a integridade e a qualidade externa e interna de cada unidade.

Os ovos também são classificados pelo seu peso e tamanho, garantindo a uniformidade no final do processo produtivo. Afinal, um dos objetivos do avicultor não é apenas obter uma boa taxa de postura de suas aves, mas também ovos de boa padronização, excelente aparência, livres de sujeiras e trincas, com maior valorização no mercado.

No sistema Plasson, os ovos são agrupados em classes A, B ou C, de acordo com a qualidade, que, por sua vez, é determinada pelo grau de limpeza, pela integridade e pela forma da casca, pela posição da câmara de ar no interior do ovo e pelas características físicas da clara e da gema.

A CLASSIFICAÇÃO POR PESO

→A classificação permite que os ovos sejam selecionados e distribuídos no mercado de acordo com uma padronização junto ao consumidor. Assim, os ovos podem ser classificados da seguinte forma:

TIPO 1 OU EXTRA: São os que possuem peso mínimo de 60 g por unidade, ou 720 g por dúzia. Essa classificação permite que até 10% dos ovos separados sejam do tipo 2.

TIPO 2 OU GRANDE: São os que possuem peso mínimo de 55 g por unidade ou 660 g por dúzia. É permitido que até 10% dos ovos sejam do tipo 3.

TIPO 3 OU MÉDIO: São os que possuem peso mínimo de 50 g por unidade ou 600 g por dúzia. Também se permite que 10% sejam do tipo 4.

TIPO 4 OU PEQUENO: São os que possuem o peso mínimo de 45 g por unidade ou 540 g por dúzia.

IMPORTÂNCIA E VIABILIDADE DAS CLASSIFICADORAS PLASSON

Além de buscar bom desempenho nos resultados zootécnicos de produtividade, gestão do negócio e de pessoas, o segmento de postura investe em tecnologia para que possa obter excelência em seu negócio.

Nessa área estão as Classificadoras Plasson que permitem a seleção e classificação dos ovos por tamanho, tipo e peso, adequando-se aos diversos tipos de oferta ao mercado, proporcionando o ganho econômico na relação peso/dúzias/tipos de embalagens.

Fabricadas totalmente em aço inoxidável AISI 304 de alta espessura, as Classificadoras de Ovos Plasson têm grande robustez estrutural.

A Plasson do Brasil oferece, nesse quesito, uma ampla e fundamentada tecnologia de redundância nos acionamentos, com quatro linhas de solenoides, dando maior confiabilidade à operação de classificação.

Com diversas opções de tamanhos e layout, são facilmente adaptáveis às necessidades de cada produtor, às medidas das salas de classificação e à capacidade produtiva de cada unidade. Também são resistentes a condições de desalinhamento e desnivelamento de piso, oferecendo, com a sua tecnologia, Classificadoras de 80, 90, 120, 200, 400 e 700 caixas/hora, além de um mix de produtos acessórios.

PERIFÉRICOS COM ALTA TECNOLOGIA GARANTEM A QUALIDADE FINAL

Com uma linha completa e extensa de acessórios para ajudar o produtor de varejo, atacado e indústria de ovos, os periféricos da Plasson são fundamentais para completar a alta tecnologia oferecida para a classificação de ovos.

A lavadora e secadora Plasson apresentam alta performance, proporcionando qualidade e uniformidade na limpeza, numa velocidade de alta produtividade por hora trabalhada, evitando que ovos sujos cheguem até a embaladora. 

 A Ovoscopia das classificadoras Plasson tem a função de observar trincas e pequenas rachaduras, só percebidas com o uso dos ovoscópios, tais como:

Câmara de ar maior do que o normal e a gema densa, o que significa que o ovo está velho; ovos com manchas de sangue e coloração rosa pálida na clara; gemas múltiplas ou duplas e ovos contaminados, caracterizados pela massa escura.   

Na busca por qualidade produtiva, a Plasson oferece o Crack Detector que, após a ovoscopia, detecta e separa ovos trincados e com fissuras, pesando-os e diferenciando-os por tamanho, com 95% de assertividade.

E do início ao fim do processo, uma gama de esteiras atuam para o transporte dos ovos, garantindo sua condução com suavidade, facilitando o manejo até as embaladoras e empacotadoras, prontos para o carregamento de cargas.

As classificadoras Plasson demandam baixa manutenção, contando com um excelente suporte técnico e a permanente orientação dos especialistas da empresa. A equipe Plasson oferece orientação para o melhor manuseio dos equipamentos, extraindo toda a capacidade tecnológica oferecida pela marca Plasson, obtendo excelentes resultados em sua produtividade.

Esses fatores agregam o reconhecimento dos supermercadistas na compra de ovos comerciais, com toda a exigência de um mercado cada vez maior, mais competitivo, onde a palavra de ordem é a qualidade. E para fechar a análise do custo-benefício, as Classificadoras Plasson têm se destacado por estarem adequadas às exigências profissionais de trabalho, com proteções de NR12, através de tampas de acrílico em pontos estratégicos.

As Classificadoras Plasson também se caracterizam pela facilidade de limpeza e operação com um baixo custo de manutenção. A Tecnologia Plasson também é voltada para a segurança de quem opera diariamente seus sistemas, deixando claro que, para a Plasson, o ser humano está em primeiro lugar.

(Artigo publicado originalmente na revista A Hora do Ovo 100, na WEB)
avatar

Maikel Machado Ozório Autor

Gerente de Desenvolvimento R&D Manager da Plasson

tag: Classificadoras Plasson , Plasson , Maikel Machado Ozório ,

0 Comentários