A importância da preservação do sistema imune e os benefícios das vacinas modernas

A importância da preservação do sistema imune e os benefícios das vacinas modernas

A resposta imunológica eficiente impede a manifestação de agentes infecciosos oportunistas presentes no ambiente, evitando perda de qualidade dos ovos.

Com a palavra

outubro 24, 2018

0

A imunossupressão pode ser caracterizada como um estado momentâneo a que um organismo é submetido a um desequilíbrio da capacidade da resposta imunológica a agentes virais, bacterianos ou parasitários. Entre as causas, podemos destacar a falha nos processos de manejo, infecções (geralmente virais) e má qualidade nutricional.

Como resultado, a resposta imunológica deficiente favorece a manifestação de agentes infecciosos oportunistas presentes no ambiente. A infecção leva à piora na conversão alimentar, redução do ganho de peso e aumento da idade de abate e das condenações de carcaça no abatedouro tanto de frangos quanto de perus de corte. Em aves de postura, as consequências prováveis são a redução da produção e qualidade de ovos; já em reprodutoras, soma-se a contaminação em incubatórios e consequente transmissão vertical de agentes bacterianos (ex: Salmonella e Micoplasma).

Os principais pontos de atenção para proteção das aves são: boas práticas de manejo de ambiência, alimentação de qualidade em níveis adequados e balanceados e implementação de um sólido programa de biosseguridade, envolvendo toda a cadeia produtiva.

Um programa de vacinação eficiente deve levar em consideração as características do desafio e da patogenicidade do agente infectante, sua relação com o meio ambiente e o nível de risco de infecção do animal. A doença de Gumboro é uma enfermidade prevalente na avicultura, sendo a principal causa infecciosa de imunossupressão em aves, merecendo atenção especial ao programa vacinal adequado. A imunização in ovo no incubatório é uma estratégia eficaz para garantir precocidade de resposta.

A vacina Vaxxitek, da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, previne contra dois importantes agentes imunossupressores, Marek e Gumboro, sendo a vacina aviária mais vendida no mundo. Além da proteção contra essas enfermidades, Vaxxitek preserva o sistema imunológico tanto das respostas humorais (produção de anticorpos) quanto celulares, conferindo proteção às aves contra infecções secundárias.

avatar

TOBIAS FILHO Autor

Coordenador Técnico Regional de Avicultura da Boehringer Ingelheim Saúde Animal

tag: Sistema imune , vacina , Boehringer Ingelheim ,

0 Comentários