Porto de Paranaguá (PR) quebra seu próprio recorde de cargas

Porto de Paranaguá (PR) quebra seu próprio recorde de cargas

Soja foi o carro-chefe entre os produtos exportados via Paranaguá, com quase 30% do total de exportações, informou o jornal Gazeta do Povo (PR).

Agro & Etc

janeiro 02, 2019

0

Com a participação de 70% em produtos do agronegócio, o Porto de Paranaguá, no Paraná, confirmou, no final de dezembro, que bateu novo recorde na movimentação de cargas: foram 52,26 milhões de toneladas em 2018. O recorde anterior, de 2017, era de 51,5 milhões de toneladas. Os números levam em conta tanto exportação quanto importação

Até o dia 31 de dezembro, os números aumentariam para 52,6 milhões de toneladas no ano. O valor é quase 15% a mais que 2013 - quando alcançou 46,1 milhões de toneladas - e supera em mais de um milhão de toneladas o valor movimentado em 2017.

A diretoria do porto considera que o crescimento do terminal se deve à safra recorde de grãos e aos investimentos no porto. “Esse desempenho foi possível devido à melhoria das condições operacionais do porto. A eficiência, com ganho de produtividade, é resultado de investimentos públicos na ordem de R$964 milhões e outros R$3 bilhões em aportes da iniciativa privada”, avaliou Lourenço Fregonese, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

Ao todo, foram 33,4 milhões de toneladas de produtos exportados no Porto de Paranaguá, liderados pela soja: exportação de 15 milhões de toneladas - 29% do total exportado. Também foram exportadas 5,4 milhões de toneladas farelo de soja, 3,3 milhões de toneladas de açúcar, 1,8 milhão de congelados e 1,2 milhão em celulose.

Em relação às importações, chegaram ao país 19 milhões de toneladas. A importação de fertilizantes para o Brasil via Porto de Paranaguá foi o carro chefe: 10 milhões de toneladas movimentadas. Após, aparecem combustíveis e óleos minerais, com 3,7 milhões de toneladas, o álcool etílico, com 870 mil toneladas, e o malte e a cevada, com 367 mil toneladas."

(Fonte: Gazeta do Povo/Paraná – Foto: Appa)

tag: Porto de Paranaguá ,

0 Comentários