Livro contará a história da avicultura paulista - Livro História da Avicultura paulista - A Hora do Ovo

o site de notícias do mundo do ovo

Netto AlimentosSemana do Ovo 2018VET IMPORT

Livro História da Avicultura paulista


publicidade
VET IMPORT
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2012/6/37_117_conteudo_p.jpg
Japoneses: influência na avicultura

Os primeiros desafios da avicultura brasileira serão o pano de fundo das histórias contadas pela jornalista Elenita Monteiro no livro que traz a saga da avicultura comercial paulista desde sua criação até os dias de hoje. “É um antigo sonho nosso render uma homenagem aos pioneiros da avicultura de postura comercial, os bravos antepassados que abriram o caminho para que a produção avícola encontrasse a força que é hoje no cenário brasileiro”, explica Elenita, que é editora da revista A Hora do Ovo há 14 anos, divulgando o trabalho da avicultura de postura em todo o país. “Nossa intenção é mostrar como foram plantadas as sementes dessa atividade que tanto orgulha os japoneses e descendentes, eles que começaram essa história que continua hoje pelas mãos de seus filhos e netos”.

O avicultor Sérgio Kakimoto está entusiasmado com a participação nesse trabalho que, segundo ele, também é uma oportunidade para mostrar a trajetória da atividade sob o ponto de vista da economia paulista e brasileira e do modo de fazer diferenciado dos japoneses e descendentes. “Vamos traçar essa trajetória resgatando as várias histórias pioneiras, rendendo homenagens aos que deram os primeiros passos e construíram suas vidas em solo paulista”, reforça Kakimoto, responsável por analisar, neste trabalho, os traços administrativo-econômicos da atividade através dos tempos.

O BRASIL E OS IMIGRANTES. O sétimo maior produtor de ovos do mundo, o Brasil, tem a história do segmento avícola como um dos muitos capítulos da imigração japonesa no início do século XX. Embora a chegada das galinhas ao país tenha acontecido séculos antes, foram os imigrantes nipônicos que tornaram comercial a criação de aves com vistas à produção de ovos em larga escala. Não há como contar a história da avicultura de postura paulista, portanto, sem mostrar a grande colaboração dos japoneses que chegaram ao Brasil de 1908 em diante, por ocasião do início do tratado de imigração entre os governos brasileiro e japonês.

“É sobre essa trajetória de muitas famílias que sobreviveram movidas aos desafios da avicultura que estamos nos propondo a escrever e produzir um livro que mostre a evolução do setor. E a semente está no Estado de São Paulo, onde tudo começou, e onde se mantém a liderança, até hoje, da produção de ovos de todo o país”, resumem os produtores do livro.

A obra está se tornando possível graças ao apoio de empresas do setor que estão aderindo ao projeto com sua colaboração em forma de cotas. Conforme a cota escolhida pelo apoiador, a empresa terá direito a uma forma de divulgação de sua marca, tanto no livro quanto nas reportagens.

Integram o projeto como patrocinadores as empresas Planalto, Hy-Line, Naturovita, Ceva, Uniquímica, Biovet, H&N Avicultura e Alaso. 

POSTE AQUI O SEU COMENTÁRIO




Exibir comentários

    Não há comentários!