Sempre à frente - Comentários e Opinião - Com a Palavra - A Hora do Ovo

o site de notícias do mundo do ovo

VET IMPORTARTABASNetto Alimentos

Comentários e Opinião - Com a Palavra


publicidade
BOEHRINGER INGELHEIM
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2017/6/1237_3657_conteudo_g.jpg
Produção brasileira: busca por produtos diferenciados e com alto padrão de qualidade

 

Trabalhar no agronegócio é pensar no futuro. Projetar as produções vindouras, antecipar-se ao clima e ao mercado, reforçar o conhecimento e a tecnologia. O setor primário brasileiro se destaca por essa característica. É um dos fatores que colocaram o país em posição de destaque, liderando setores como soja, carne bovina e de frango. A partir dessa base sólida, a próxima década nos oferece boas perspectivas.

A população mundial não para de crescer, e deverá chegar a 8,1 bilhões de pessoas em 2025. Ao mesmo tempo, avança o poder aquisitivo, ampliando as classes médias, sobretudo na Ásia. Essa evolução se reflete em um maior consumo de alimentos, especialmente proteína animal. Hoje, nossa produção é embarcada para cerca de 160 países. Possuímos capacidade para atender ao mercado doméstico e ampliar as exportações para o exterior.

Temos condições também para satisfazer as variadas demandas pelo mundo afora. Nossa produção se adapta às necessidades e costumes de consumidores de cada região do globo, com alto valor agregado. Um exemplo é o frango, que chega em cortes diferenciados para alguns países – como o kakugiri, no Japão, e o shawarma, no Oriente Médio. Ou, então, opções pré-temperadas e prontas para o consumo, ideais para os novos hábitos urbanos. Nos próximos anos, a ave seguirá em destaque, impulsionada pela expansão da população muçulmana, que deve alcançar 2,2 bilhões de pessoas em 2030.

O consumidor está cada vez mais exigente. Busca produtos diferenciados e com alto padrão de qualidade. E isso, nós temos de sobra. Com forte investimento em segurança sanitária, estamos livres de doenças como a influenza aviária. Destacamo-nos ainda pela sustentabilidade e rastreabilidade.

No entanto, ainda temos desafios a vencer para melhor explorarmos nossas potencialidades. O Brasil ocupa o 75º lugar no ranking de competitividade global, elaborado pelo Banco Mundial. Precisamos qualificar as condições logísticas para melhorar o escoamento. É necessário também reduzir a burocracia e a carga tributária, diminuindo assim o custeio.

Podemos ir mais longe se corrigirmos os problemas e fortalecermos nossas virtudes. Pensando à frente, chegaremos à próxima década a um novo patamar, reforçando nossa missão: alimentar o mundo com qualidade.

http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2017/6/1237_3655_conteudo_p.jpg
 

  

FRANCISCO TURRA é presidente

da Associação Brasileira de Proteína

Animal, a ABPA. 

POSTE AQUI O SEU COMENTÁRIO




Exibir comentários

    Não há comentários!