Por que a indústria de nutrição animal tem adotado o selênio orgânico? - Artigos técnicos - Com a Palavra - A Hora do Ovo

o site de notícias do mundo do ovo

ARTABASNetto AlimentosVET IMPORT

Artigos técnicos - Com a Palavra


publicidade
VET IMPORTBOEHRINGER INGELHEIM
http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2017/12/1316_4087_conteudo_g.jpg
 

 

Falar sobre alimentação animal suplementada com selênio orgânico é uma realidade. O selênio é um mineral essencial para a saúde e o bom desenvolvimento das funções vitais. Sua deficiência pode causar mortalidade, problemas reprodutivos, distrofia muscular, diátese exsurativa, oxidação celular, encefalopatias nutricionais, além de outras deficiências ligadas à performance.

Mas afinal, por que o selênio orgânico tem ganhado cada vez mais destaque? Quais são as vantagens práticas em relação à forma inorgânica? Uma das vantagens do selênio orgânico de levedura está relacionada a sua maior biodisponibilidade, uma vez que ele é incorporado à molécula de metionina, a absorção pelo organismo dos animais acontece de forma mais eficiente, alcançando tecidos que o selênio inorgânico não alcança e promovendo, assim, maior retenção na carne, no leite e nos ovos.

Entre as formas orgânicas incluem-se a selenometionina e a selenocisteína, além de outras. Há evidências da presença de selenito e selenato em plantas, porém, a selenocisteína, a selenocistina e a selenometionina são os principais compostos de selênio presentes nas sementes e nas forrageiras. Portanto, a principal fonte natural de selênio obtida pelos animais na natureza é na forma de aminoácidos.

Na criação e suplementação a utilização do selênio é essencial, por garantir níveis adequados para maior resistência ao estresse oxidativo e menor ação dos radicais livres. O uso de selênio orgânico melhora as funções vitais e, consequentemente, o desempenho e produção, além de aumentar a concentração nos tecidos melhorando a qualidade da carne, do leite e dos ovos.

Essas são justificativas pela predileção da indústria de nutrição animal pela forma orgânica em detrimento da inorgânica, por ser menos biodisponível, uma vez que se compõe de atómos ligados ao oxigênio.

http://www.ahoradoovo.com.br/arquivos/img/2017/12/1316_4084_conteudo_g.jpg
 

O SelSaf, produto da Phileo Lesaffre Animal Care, é uma levedura enriquecida com selênio, cujos melhores resultados obtidos se devem ao fato do produto oferecer biodisponibilidade imediata e ser uma fonte importante de selenometionina e seleniocisteina, o que possibilita a incorporação nas proteínas do corpo, constituindo, então, uma reserva de selênio no organismo dos animais.

O Selsaf® também é uma fonte única de selenocisteína, que não é reconhecida pelo metabolismo como um aminoácido, ao contrário da selenometionina. Essa propriedade confere uma disponibilidade imediata para a formação das seleno-enzimas, como a glutationa peroxidase, onde a selenocisteína é necessária para compor o sítio ativo dessa enzima antioxidante e assim resultar num efeito rápido nos casos de estresse oxidativo ocasionado por radicais livres.

O produto age ainda como um suporte para as defesas antioxidantes a curto e longo prazos. Além disso, a suplementação com Selsaf® reforça o sistema imunológico, melhora a produtividade, enriquece ovos, leite e carne com selênio, melhorando a qualidade dos alimentos.

Flávio Sagae é coordenador técnico comercial da Phileo Lesaffre Animal Care.

Camilo Beck é gerente de monogástricos da Phileo Lesaffre Animal Care.

POSTE AQUI O SEU COMENTÁRIO




Exibir comentários

    Não há comentários!